terça-feira, 26 de maio de 2009

A Comunicação e o Terceiro Setor

Cada vez mais o terceiro setor está presente na sociedade contemporânea. Estas organizações não governamentais (ou organizações sem fins lucrativos como também são chamadas) são conhecidas como instituições que mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade, desenvolvendo ações em diferentes áreas. Hoje no Brasil existem por volta de 276 mil instituições que empregam cerca de 1,5 milhões de pessoas.

Como qualquer outro tipo de organização, é fundamental que as ONGs tenham um bom projeto de comunicação, precisando saber quem são seus stakeholders, como atingi-los e persuadi-los da melhor maneira possível.

O contato com a mídia é tão importante nessas organizações quanto com as demais. Este relacionamento com a imprensa traz com mais facilidade benefícios financeiros para suas atividades e consequentemente é possível consolidar sua imagem perante a sociedade. Com algumas ações de relações públicas, como a divulgação de release e programas de visitas a sede da ONG ou do lugar onde ela atua, é possível solucionar e evitar diversos tipos de problemas.
É muito importante que os funcionário dessas ONGs entendam claramente os projetos que ela defende e em qual setor da sociedade atua, afinal são eles seus representantes tendo que assim estar preparado para qualquer tipo de situação.

Sendo assim, concluímos que a comunicação é necessária para esse tipo de organização, sendo uma necessidade primordial. Para nós, profissionais da área, esse fato é excelente, pois podemos exercer nossa profissão e ainda ajudar a melhorar o mundo em que vivemos.

Por Bianca Muniz

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mesa Redonda na Universidade Metodista


Na próxima sexta feira, dia 29 de maio, haverá uma mesa redonda com o tema “Comunicação Corporativa” na Universidade Metodista de São Paulo.

Contando com a presença do Ministro de Desenvolvimento, Miguel Jorge, e com o atual presidente na America latina da BASF, Rolf-Dieter Acker – o primeiro RP a chegar a presidência de uma empresa, o debate abordara a grande importância da visão do auto-administrador, do executivo e da alta administração das organizações na comunicação corporativa.

A mesa redonda será aberto para estudantes, professores e profissionais da comunicação, e será realizado no Salão Nobre, da UMESP, das 20 ás 22:30.

Para participar deste grande evento clique aqui.

Por Beatriz Spano

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Persuasão

Sexta ensolarada! Tomara que o final de semana continue assim!

Esse post é para começar o final de semana dando risada e tem tudo a ver com comunicação. Hoje o nosso assunto é sobre persusao. A persuasão é importante e quando bem usada pode gerar muito lucro.

Esse caso aconteceu ano passado...

Eu estava no trolebus lendo uma revista, totalmente entretido e concentrado, de repente ouço um grito:

- BOM DIA AMIGOS, meu nome é Clodoaldo, tenho 27 anos e faço parte da instituição amigos do bem querer...

Pronto, ele ficou uns 5 minutos explicando os fins da instituição que ele faz parte e eu continuei lendo minha revista.

Depois desses 5 minutos ele passou de assento em assento entregando um pacotinho com umas balas e uma caneta, bom, peguei por educação e nem olhei para o pacotinho, ai ele voltou para frente do trolebus e voltou a falar:

- Amigos, como vocês podem ver, esse pacotinho contém diversas balas e uma caneta...

Bom, e daí? Essas balas costumam ser horríveis e sempre vem meladas, e pra que eu ia querer OUTRA caneta, na minha mochila deve ter umas 5 perdidas, e ele continuou com seu discurso:

- Essa caneta não é uma caneta comum...

Opa, como assim não é comum ?

- Como vocês podem ver, essa é uma caneta importada, reparem nas letras contidas nela, essa é uma caneta japonesa, ultima tecnologia em canetas!

NOSSA, ultima tecnologia em canetas? Como ele poderia ter um achado desses?

- Essa caneta possui 2 pontas, uma maior e outra menor.

UAU, uma caneta de 2 pontas???

- Ela escreve em qualquer tipo de superfície, azulejo, madeira, vidro, pano, ferro, vegetais, pele...

MEU DEUS, com essa caneta vou escrever a cura do câncer! Acabei comprando essa super hiper mega plus caneta pela singela bagatela de 1 real, com ela com certeza poderia dominar o universo, eu poderia até mesmo pintar o sol e transformar o dia em noite eterna ! MUAHAHAHAHA, teria todos beijando meus pés, quando cheguei no escritório obviamente ela não funcionou...



Moral - Persuasão funciona mesmo...rsssss....

Por José

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Crocs conquista o consumidor com inovação, design e estratégia no Ponto de Vendas

Crocs conquista o consumidor com inovação, design e estratégia no Ponto de Vendas Recém-chegada ao Brasil, a Crocs veio para fazer história no país. Desde maio de 2007 a marca de calçados está presente no país e hoje se destaca pela inovação de produtos, pela qualidade percebida pelos consumidores - que são cada vez mais ilustres - ao material usado como matéria-prima do produto e pelo design diferenciado.

A Crocs foi desenvolvida por três esportistas e hoje inspira blogs e comunidades pela Internet.Com a imagem da marca associada a eventos e esportes voltados ao público infantil e adulto, a marca veste consumidores de diferentes culturas e busca novos nichos com estratégias de Marketing que vão do ponto-de-venda ao Merchandising em canais de TV fechados.

A Crocs foi fundada em 2002 no Canadá e a idéia inicial dos sócios era lançar um produto para velejadores – esporte praticado pelos fundadores da marca. Mas não demorou muito para que a Crocs ganhasse espaço nas passarelas de desfiles de moda. Hoje o produto está presente em mais de 90 países e quase 20 mil pontos-de-venda, sem falar dos cerca de 250 modelos diferentes com aproximadamente 400 combinações de cores para o consumidor escolher.



De Colorado para os quiosques brasileiros
No Colorado, EUA, é onde está a unidade e sede fabril da Crocs. Amparada pela tecnologia
Croslite - uma resina de célula que evita mau-cheiro, não deforma e é antiderrapante – os
fundadores da Crocs queriam desenvolver um calçado que não escorregasse e que também
não marcasse o deck do barco, já que eram praticantes de vela.

De 2003 para cá, a marca se tornou referência em moda seja pelo seu design seja por causa de suas cores. O produto já foi visto nos pés de celebridades sem ter que investir verba em contratos milionários de publicidade. Tanto é que o preço de um calçado Crocs é acessível ao público e a marca é citada constantemente por usuários na Internet, em sites de relacionamento.

Desde sua chegada ao Brasil, a empresa está em processo de expansão que engloba novos
pontos-de-venda nas principais capitais do país, além de ampliar a venda dos calçados Crocs em lojas multimarcas. “Outra opção da empresa para divulgar e estar próxima ao consumidor são os quiosques instalados em pontos estratégicos de algumas cidades brasileiras”, diz Thais Leiroz, Gerente de Marketing da Crocs para América Latina.


Experiência digital e treinamento
A comunicação da Crocs com o consumidor é feita por diversos canais. Um dos principais são os eventos relacionados a esportes e entretenimento. Esta é uma das formas que a empresa tem para gerar experiência com o público. Por outro lado, a Crocs tem em seus quiosques uma forma de se comunicar através de materiais de ponto-de-venda. Tudo é pensado para que a marca se ajuste ao tamanho ideal, sem ficar apertado nem frouxo no pé e na cabeça do consumidor.

Navegar não é só privilégio de marinheiro nos dias de hoje e a Crocs nasceu da paixão pelo mar. Navegando pela Internet os usuários estão cada vez mais antenados nos lançamentos do mercado e não demorou muito para que a marca se tornasse tema e inspiração para blogs e sites de relacionamento.

Além da Internet, as crianças têm papel fundamental na curta história da Crocs e não é à toa que a empresa investe em eventos infantis todo o ano. “O nosso foco é na matéria-prima, o Croslite, em toda a comunicação e por isso damos ênfase ao treinamento dos balconistas para que saibam informar os benefícios que o produto oferece ao consumidor”, explica Thais em entrevista ao Mundo do Marketing.


Marketing através de eventos e merchandising
O departamento de Marketing da Crocs trabalhou intensamente principalmente neste ano em
que será realizado os Jogos Olímpicos de Pequim, já que a marca busca sempre estar associada ao esporte. Entre as ações de Marketing mais importantes da Crocs no Brasil este ano, destaque para o patrocínio do campeonato de vôlei de praia “Rei e Rainha da Praia”, e ao maratonista Carlos Dias, que é conhecido por correr do Oiapoque ao Chuí, o que lhe rendeu destaque no livro dos recordes. O detalhe é que o atleta cruzou o país usando os calçados da Crocs.

“Participamos também do São Paulo Fashion Week nos desfiles do estilista Marcelo Sommer, além de feiras como a Hospitalar onde divulgamos a linha RX para pessoas com problemas nos pés”, conta a Gerente de Marketing da Crocs.

Recentemente a marca de calçados canadense fechou um contrato de Merchandising com o canal de TV fechado MTV Brasil. No programa “15 Minutos” a Crocs está presente nas vinhetas de abertura, além de calçar os personagens da atração uma vez por semana. De acordo com Thais, a inserção da marca acontece de forma espontânea, sem um roteiro pré-definido de merchandising.


Expansão da comunicação e customização de serviços
Depois de se firmar no mercado brasileiro através de investimentos em PDV e eventos, a Crocs percebeu que era a hora de botar o pé em outros terrenos da comunicação. “A idéia do merchandising surgiu por causa da penetração e da grande repercussão do programa com o público adolescente”, aponta a executiva da Crocs.

A ação tem o objetivo de impactar o público entre 18 e 24 anos e trabalhar a imagem da marca junto a este target. Porém, a Crocs pretende dar seqüência à programação que tem na mídia,e engloba o público infantil através dos canais Cartoon e Nicklodeon.

Além da experiência com a marca, a Crocs aposta na interatividade como ferramenta para
manter um bom relacionamento com o seu público. Por isso, a empresa está investindo
também na reformulação do site, com base no modelo americano da empresa.

Presente em diversos países, a Crocs mantém um padrão em sua comunicação: ser
customizada para cada público onde atua. “Apesar de termos uma estrutura internacional, o
trabalho de Marketing para o Brasil é feito com base no público daqui. O PDV e o material
promocional é baseado em estudos com consumidor brasileiro”, completa Thais.

Por Julia Batista

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Porque fazer um bom networking?

Networking são os relacionamentos e contatos que o profissional constrói durante seu trabalho. Estes contatos são de extrema utilidade na sua área profissional. O networking é indispensável para quem tem em mente um futuro bom no mundo dos negócios, pelo fato de ter uma boa imagem e um bom contato são as chaves das portas dentro de uma organização.

Temos oportunidades de concretizar diversos contatos com diferentes tipos de pessoas em locais como eventos, congressos, entrevistas de emprego, palestras e, até mesmo, dentro da própria universidade onde estudamos.

Para se conseguir um networking excepcional, devemos seguir três regras:

Colegas te esquecem com o tempo, mas inimigos são eternos. A probabilidade de uma pessoa lembrar-se de um favor prestado por você diminui a cada ano. Se passar muito tempo, o favor será esquecido e não adianta cobrar mais nada. Já a chance de alguém se recordar de uma desfeita se mantém estável, não importando quanto tempo passe.

O valor de um favor diminui conforme o tempo, enquanto o valor da desfeita só aumenta. O favor prestado é visto como um investimento de curto prazo. Já a desfeita é como se fosse um empréstimo de longo prazo. Assim, ele será cobrado futuramente e com juros altíssimos.

Um colega de trabalho não é seu amigo. Ele é uma pessoa que, durante o tempo que trabalha com você, lhe parece um amigo. Mas tal amizade só se sustenta até um dos dois mudar de emprego. Nos percebemos quando isso acontece quando você liga para pedir algo para este ‘ex-colega’ e ele diz que no momento não pode te atender. Ao decorrer de sua carreira, uma pessoa terá percepção que fez diversos amigos e apenas uma quantia pequena de inimigos.

Ao parecer estes dizeres parecem perfeitos, mas na verdade é o contrário. A chamada "Lei da Perversidade Profissional" relata que futuramente, quando você necessitar de um favor, quem lhe prestará este será justamente um dos poucos inimigos.

Existem pessoas que taxam o networking como um jogo de interesses e, infelizmente, este pensamento está correto na maioria das vezes. Há indivíduos que possuem ótimos contatos e relacionamentos em sua área, conservando uma boa imagem dentro do mundo corporativo sem necessitar de favores.

Assim, chegamos a conclusão que o sucesso está em possuir uma boa imagem e ter bons contatos, evitando a presença de inimigos. Mesmo que estes inimigos sejam aqueles que virão lhe ajudar futuramente, eles possuem melhor memória que seus amigos, podendo existir má influência dentro de seu networking.

Por Elisa Diegues Alchiolli

terça-feira, 19 de maio de 2009

"Recall"


Recall, do inglês que significa “chamamento” é uma estratégia usada pelas empresas que passam por crise de produtos que foram lançados no mercado e deram errado, causaram de algum modo danos à saúde ou ao bem estar do consumidor, feita para; limpar a imagem e manter a integridade da empresa perante seu público, não há nada melhor do que assumir um erro, e recall é a estratégia usada para tal.

Como exemplo temos o caso da wolkswagem, que como crise teve um escândalo de um erro no mecanismo de rebatimento do banco traseiro dos modelos fox, crossfox e spacefox. Provocando ferimentos graves em alguns dos proprietários dos citados veículos, que tiveram os dedos decepados ao tentar acionar o mecanismo ou então ferimentos leves.


A wolkswagem demorou para assumir esse erro, o que foi errado de sua parte, pois isso causou danos à imagem da linha Fox. Porém, após fazê-lo, fizeram do modo certo. Colocando anúncios em rádio, TV e jornais, mandaram cartas aos proprietários dos veículos e disponibilizaram uma linha 0800 para melhor atender a quem tivesse dúvidas.

Satisfazendo enfim a todos os proprietários da linha Fox, pena que para isso algumas pessoas precisaram perder os dedos.

Fonte: http://www.jurisway.com.br/; www.oatibaiense.com.br/0colunistas/sergio/20.htm


Por Danielle Cecconi