quarta-feira, 20 de maio de 2009

Porque fazer um bom networking?

Networking são os relacionamentos e contatos que o profissional constrói durante seu trabalho. Estes contatos são de extrema utilidade na sua área profissional. O networking é indispensável para quem tem em mente um futuro bom no mundo dos negócios, pelo fato de ter uma boa imagem e um bom contato são as chaves das portas dentro de uma organização.

Temos oportunidades de concretizar diversos contatos com diferentes tipos de pessoas em locais como eventos, congressos, entrevistas de emprego, palestras e, até mesmo, dentro da própria universidade onde estudamos.

Para se conseguir um networking excepcional, devemos seguir três regras:

Colegas te esquecem com o tempo, mas inimigos são eternos. A probabilidade de uma pessoa lembrar-se de um favor prestado por você diminui a cada ano. Se passar muito tempo, o favor será esquecido e não adianta cobrar mais nada. Já a chance de alguém se recordar de uma desfeita se mantém estável, não importando quanto tempo passe.

O valor de um favor diminui conforme o tempo, enquanto o valor da desfeita só aumenta. O favor prestado é visto como um investimento de curto prazo. Já a desfeita é como se fosse um empréstimo de longo prazo. Assim, ele será cobrado futuramente e com juros altíssimos.

Um colega de trabalho não é seu amigo. Ele é uma pessoa que, durante o tempo que trabalha com você, lhe parece um amigo. Mas tal amizade só se sustenta até um dos dois mudar de emprego. Nos percebemos quando isso acontece quando você liga para pedir algo para este ‘ex-colega’ e ele diz que no momento não pode te atender. Ao decorrer de sua carreira, uma pessoa terá percepção que fez diversos amigos e apenas uma quantia pequena de inimigos.

Ao parecer estes dizeres parecem perfeitos, mas na verdade é o contrário. A chamada "Lei da Perversidade Profissional" relata que futuramente, quando você necessitar de um favor, quem lhe prestará este será justamente um dos poucos inimigos.

Existem pessoas que taxam o networking como um jogo de interesses e, infelizmente, este pensamento está correto na maioria das vezes. Há indivíduos que possuem ótimos contatos e relacionamentos em sua área, conservando uma boa imagem dentro do mundo corporativo sem necessitar de favores.

Assim, chegamos a conclusão que o sucesso está em possuir uma boa imagem e ter bons contatos, evitando a presença de inimigos. Mesmo que estes inimigos sejam aqueles que virão lhe ajudar futuramente, eles possuem melhor memória que seus amigos, podendo existir má influência dentro de seu networking.

Por Elisa Diegues Alchiolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário