quarta-feira, 27 de maio de 2009

Defendendo a Informalidade nas organizações...

Obrigatório dentro de uma organização hoje em dia, é a relação formal e inevitável é a relação informal.

A formal é aquela do tipo: A hierarquia quem manda, de acordo com o organograma da empresa, se a pessoa está acima de você, trate de obedeça-la, afinal o cargo dela é “maior” que o seu.


“Mas quem é que invento essa droga de formalidade? Não quero obedecer, ele não é um bom líder, não tenho intimidade e nem me sinto a vontade falando com ele”.

Foi então que surgiu a informalidade. “Agora sim, trabalhar ficou melhor, mais agradável, gosto dessa pessoa, temos coisas em comum, ela tem mais credibilidade comigo do que meu chefe, afinal quem meu chefe pensa que é pra falar comigo daquele jeito? Ser informal é mais saudável. Não tem pressão nenhuma, ter responsabilidade e fazer o seu trabalho quando deve ser feito é o mínimo e indispensável. Não preciso de ninguém com um nível hierárquico maior para ficar no meu pé”.

Ela proporciona agilidade no processo decisório, complementa e diminui o número de intrigas existentes na relação formal e motiva a integração das pessoas dentro da organização.

Resumindo: A relação informal tem “vantagens que só a informalidade traz pra você”.

Por Danielle Cecconi

Nenhum comentário:

Postar um comentário