segunda-feira, 18 de maio de 2009

Redes de Relacionamento e a Comunicação




Atualmente, a internet vem sido muito utilizada por empresas, tanto para mostrar seus serviços e produtos, quanto para se comunicar e saber a opinião de seus públicos. Sendo assim, as organizações estão procurando meios mais eficazes de poder escutar o que os públicos dizem sobre ela, e entre esses meios estão as redes de relacionamentos (Orkut, Twitter, You Tube, Facebook, e tantos outros).

Um relatório da The Nielsen Company “Global Faces and Networked Places”, mostra que o crescimento do setor das redes de relacionamento, foi duas vezes maior do que os de setores de busca, portais, software e e-mail. Estas redes são visitadas por 67% da população on-line mundial, e os “Member Communities” (que englobam estas redes e blogs) tornam-se a quarta atividade on-line mais popular.

Segundo John Burbank, CEO da Nielsen Online “Redes de relacionamento tem se tornado uma parte fundamental da experiência on-line mundial” afirma, “embora dois terços da população on-line global já acessem os sites community member, a vigorosa adoção e migração de tempo não mostra sinais de redução. As redes de relacionamento irão continuar a alterar não só o cenário on-line mundial mas a experiência do consumidor.”

O relatório da Nielsen mostra ainda que:
- A participação do tempo geral na internet nas redes de relacionamento e blogs foram maiores no Brasil, onde 23% de minutos gastos on-line são usados nestes tipos de sites.
- De dezembro de 2007 a dezembro de 2008 o tempo de participação global dos Member Communities aumentou relativamente em 38%.
- Celulares estão tendo um crescente e importante papel nas redes de relacionamento;
- Um em cada 11 minutos on-line no mundo é decorrente dos sites de redes de relacionamento e blogs.
- Entre os mercados que a Nielsen mensurou, a penetração das visitas às redes de relacionamentos e blogs foram maiores no Brasil, onde 80% da audiência on-line acessam tais sites.
- A audiência das redes de relacionamento e blogs está se tornando mais diversificada em termos de idade: o maior aumento nos visitantes dos sites Member Community no mundo vem do grupo com 34-49 anos de idade.
- O Orkut no Brasil possui o maior alcance on-line doméstico (70%) que qualquer outra rede de relacionamento nestes mercados.
- O Facebook é acessado por três em cada 10 pessoas on-line por mês.

As redes de relacionamento não estão apenas crescendo rapidamente, mas também evoluindo em abrangência de audiência assim como adquirindo novas funções, com isso, é necessário que as organizações acompanhem esta tecnologia, ajudando assim na comunicação entre a empresa e seus públicos.

Por Bianca Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário