sexta-feira, 15 de maio de 2009

A importância da comunicação interna



A comunicação interna é muito importante para as organizações pois, primeiro acredito, que a comunicação tem de ser bem estabelecida com o publico interno, aqueles que trabalham para com a organização. Ela é uma das responsáveis pela construção da imagem da organização.

Como tudo que envolve a comunicação organizacional, a comunicação interna também tem de ser planejada. Nada dentro de comunicação pode ser feito sem um planejamento. A relação com os públicos internos, tem de ser uma relação clara, transparente e simples, para que todos os funcionários possam entender corretamente ‘a mensagem’. Seu principal objetivo é promover a integração entre os empregados e a organização.

Para se obter uma comunicação eficaz, é necessário habilidade para se ouvir, interpretar e aceitar outros estilos de comunicação para melhorar e proporcionar as atitudes que seriam mais adequadas em diversas situações dentro da organização.

Para finalizar, é importante citar que tendo uma comunicação interna eficaz, podemos construir uma ligação entre funcionários e a organização, tornando os seus empregados fieis para com a sua organização.

“O lucro obtido do vínculo com o cliente externo é gerado pela relação com o cliente interno. Então, a existência de um processo de comunicação bem planejado e executado tende a provocar impacto positivo no desempenho individual dos empregados. Este planejamento, contudo, deve basear-se na clareza, transparência e simplicidade da linguagem.” ( BELERINI, 2003)

Por: Beatriz Spano

Nenhum comentário:

Postar um comentário