quarta-feira, 13 de maio de 2009

Responsabilidade Social

Responsabilidade social é, atualmente, um dos assuntos mais debatidos na sociedade e no mundo corporativo. As empresas que pretendem se destacar no mercado, já percebeu que não podem ficar fora dessa grande onda de responsabilidade social.

Esta visão social começou a ganhar maior importância nas decisões gerenciais das organizações, estabelecendo de forma mais freqüente as praticas de responsabilidade social.

A responsabilidade Social nas organizações consiste na decisão de participar mais ativamente das ações comunitárias na região em que está inserida e diminuir possíveis danos ambientais causados pelo tipo de atividade que exerce.

O motivo econômico voltado para as melhores condições da organização no mercado competitivo, atrelado ao motivo social e sustentável, voltado à melhoria das condições sociais dos stakeholders envolvidos com a organização, são os maiores impulsionadores destas práticas nas organizações. Para terem uma gestão socialmente orientada, as organizações precisam instituir diretrizes para construir relacionamentos éticos e transparentes com todos os públicos, preservar os recursos ambientais e culturais para as gerações futuras e promover ações duradouras para minimizar as desigualdades sociais.

Os valores e a postura ética e socialmente responsável por parte das organizações estão passando a ser percebidos como componentes de grande importância nas possibilidades de serviços aos cidadãos. Começa a ser imposta uma responsabilidade empresarial que possui entre outras características, respeito, solidariedade, ética e preservação ambiental.


Por Julia Batista

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