sexta-feira, 8 de maio de 2009

Gripe Suína ou Influenza A (H1N1) e a comunicação

Nos últimos meses, temos ouvido falar sobre uma doença que está preocupando habitantes de todo o mundo. A Gripe Suína, como é popularmente conhecida, é uma doença infectocontagiosa ocasionada por uma variante do virus Influenza A (H1N1), que teve ínicio no México e começou a se espalhar pelo mundo.

Nosso objetivo aqui hoje não é falar sobre os sintomas, a forma de contágio ou o tratamento da doença, e sim falar sobre as estratégias que estão sendo utilizadas pelo governo de nosso país para informar seus habitantes sobre o vírus.

No Brasil, a comunicação com a população tem sido uma prioridade para o Ministério da Saúde. Nas salas de espera de embarque e desembarque de aeroportos, passagem por fronteiras e meios de transporte com participação de agencias de viagens e terminais rodoviários é onde ocorrem às estratégias desenvolvidas para passar informações de países com suspeita e caso de Influenza, orientando assim, os viajantes através de folders desenvolvidos em três idiomas.

A população tem também acesso a informações e esclarecimentos através do Disque Saúde, desenvolvido para que a população possa tirar suas dúvidas sobre qualquer doença além da Gripe Suína.

Televisão, internet, rádio, jornal e folders são alguns dos meios de comunicação utilizados pelo governo para veicular informações sobre a gripe. Na televisão através do lettering e na internet através do link do Ministério da Saúde em site de busca facilitando as pesquisas sobre o assunto.

No Brasil, algumas pessoas optaram por não comprar carne suína com medo de que a doença possa ser transmitida por ela. Sendo assim, a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, solicitou a Organização Mundial da Saúde, a mudança da denominação da gripe, alegando que a carne do porco não ajuda na transmissão.

Nas palavras do ministro da saúde José Gomes Temporão, "O Ministério da Saúde, os estados e os municípios, e também os médicos e oshospitais, todos estamos preparados e em plena ação para dar segurança àpopulação e conter a doença no nosso país".

Sendo assim podemos ver como a comunicação está envolvida em nosso cotidiano e como ela é necessária para passar às pessoas as informações corretas sobre algum assunto.

Por Bianca Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário