sexta-feira, 29 de maio de 2009

O pensamento da "Escola de Montreal"

A escola de Montreal foi criada por um grupo de pesquisadores, da Universidade de Montreal no Canadá, que discutem o processo comunicativo e as organizações de um modo diferenciado das outras.

O fundador do Departamento de comunicação da Universidade de Montreal, é o professor
Dr. James Renwik Taylor. Nessa Teoria, a comunicação é vista como algo mais que a simples transmissão de informação, pois não se limita apenas aos aspectos objetivos da tecnologia. Os processos de interação e organização social. A Escola de Montreal propõe uma teoria comunicacional das organizações.

Suas investigações se voltam para a emergência das organizações pela comunicação, sem desconsiderar aspectos subjetivos e objetivos desse processo, ou seja, atribuindo igual valor a manifestações lingüísticas e materiais.

Para a escola de Montreal a linguagem, os discursos e o aspectos subjetivos, como a utilização de uma linguagem apropriada, o contexto e o contato entre as pessoas, são os itens focados em uma análise de abordagem interpretativa.

Os estudiosos da Escola, propõem um novo olhar sobre a comunicação organizacional, no qual os aspectos objetivos, que fazem parte de uma dimensão instrumental que dão espaço para uma dimensão humana dentro da organização.

Segundo James Taylor, "É impossível imaginar uma organização sem comunicação".

A Escola de Montreal, que a borda de forma interpretativa a comunicação Organizacional, propõe um novo olhar sobre organização através de processos de criação e recriação como a co- orientação e os modelos texto-conversações.

A teoria da Co- orientação
Esta teoria diz que os atores sociais relacionam-se entre se tornando a unidade organizacional, e que esta, deve-se envolver mais que um ator. Que os fins de uns são os meios de outros objetivos que não poderiam ser realizados sozinhos, são realizado pelos atores, exemplo disso seria o professor e o estudante. Na formação de identidade a base do processo é a comunicação, que tem o papel de estabelecer a imbricação, isto é, a ampliação da unidade de co-orientação evitando falhas. Segundo Taylor e Van Every, "A co -orientação representa uma relação de troca,onde no mínimo dois agentes (A/B) tem sua atenção focada em um mesmo objeto X".

O modelo texto conversação

Este modelo, mostra que a interação entre as pessoas se dá através da conversação a finalidade da comunicação.
Textos representam a organização de forma formal e as conversações de forma informal.

Os pontos fortes desta teoria a comunicação é vista como atividade organizativa, as organizações podem redefinir através da mudança de modelos de comunicação.

Segundo Boden (1994), "As conversações organizacionais tanto modelam a estrutura organizacional como são modeladas por ela. Ações organizacionais são realizadas por meio de conversações e são criadas no contínuo dinamismo destas conversas.Conversações não são apenas conversas, são acima de tudo um modo e um meio pelo qual as estruturas organizacionais são constituídas e reconstituídas".


Por Julia Batista

Fonte: Estudos de Jornalismo e Relações Públicas . São Bernardo do Campo. FAJORP - Metodista, a.3, n. 6, p.25-40, 2005.

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