terça-feira, 12 de maio de 2009

As três indispensáveis

A identidade organizacional é formada pelo conjunto dos títulos visão, missão e valores.

Visão: é o que a organização sonha em alcançar; é o que se espera ser dentro de um determinado tempo. A visão é considerada um plano que relata os passos que a organização deve seguir para poder realizar seus sonhos no decorrer de sua existência. Ela deve ser objetiva, clara e inspiradora para que todas consigam senti-la.

Missão: o porque da existência da organização. Ponto que dá significado e direção para empresa; diretamente ligada às metas institucionais. Não podemos confundir Missão e Visão: a missão é algo sustentável enquanto a visão é somente o sonho da organização, aquilo que ela pretende alcançar.

Valores: são os princípios éticos que dão sentido às ações da empresa. Compõem-se de regras morais, simbolizando os atos dos fundadores, administradores e colaboradores em geral, presentes na organização. São conceitos de certo e errado, bom e ruim, que, após escolhidos, fazem com que a organização tenha um melhor caminho para saber se a visão de futuro está na direção adequada. Se estes valores forem deixados de lado, a organização tem grandes chances de criar uma visão não ética.

Para traçar qual será a estratégia de atuação, anteriormente, o empresário necessita definir qual será a missão da organização, pois esta orienta a ação da mesma. A missão delimita o que a empresa se propõe a realizar, expondo qual a razão de sua existência. É fato que uma definição de missão exemplar contemple clientes finais, intermediários e internos e, principalmente, a sociedade.

O negócio da organização pode ser explicado como aquilo que a empresa explora em busca de atender às necessidades do cliente; relação entre produto e mercado. Ou seja, a orientação específica de sua atividade empresarial.

A definição do negócio é indispensável para que todos da organização possuam visão e compreensão comuns, pensando, trabalhando e seguindo na mesma direção. A visão da organização pode ser estreita ou ampliada do negócio, o que lhe servirá como orientação.

Os produtos e serviços realizados pelas organizações na verdade são os meios que os clientes têm para que seja possível realizar seus próprios desejos. Portanto, o este cliente não compra os serviços da empresa, e sim sua satisfação.

Após definida e fincada sua missão e ter uma visão mais ampliada de qual é realmente o seu negócio, é hora da organização estabelecer um posicionamento estratégico.

Este posicionamento estratégico define qual será o posicionamento da organização em suas relações dentro da sociedade e também no seu ambiente de negócios. É considerdo como fundamental para manutenção e crescimento das atividades; ele dá diretriz para as decisões tomadas diariamente. E, adivinhem quem é que está presente dentro desta questão de posicionamento estratégico? As três indispensáveis palavras: visão, missão e valores.


Por Elisa Diegues Alchiolli

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