terça-feira, 26 de maio de 2009

A Comunicação e o Terceiro Setor

Cada vez mais o terceiro setor está presente na sociedade contemporânea. Estas organizações não governamentais (ou organizações sem fins lucrativos como também são chamadas) são conhecidas como instituições que mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade, desenvolvendo ações em diferentes áreas. Hoje no Brasil existem por volta de 276 mil instituições que empregam cerca de 1,5 milhões de pessoas.

Como qualquer outro tipo de organização, é fundamental que as ONGs tenham um bom projeto de comunicação, precisando saber quem são seus stakeholders, como atingi-los e persuadi-los da melhor maneira possível.

O contato com a mídia é tão importante nessas organizações quanto com as demais. Este relacionamento com a imprensa traz com mais facilidade benefícios financeiros para suas atividades e consequentemente é possível consolidar sua imagem perante a sociedade. Com algumas ações de relações públicas, como a divulgação de release e programas de visitas a sede da ONG ou do lugar onde ela atua, é possível solucionar e evitar diversos tipos de problemas.
É muito importante que os funcionário dessas ONGs entendam claramente os projetos que ela defende e em qual setor da sociedade atua, afinal são eles seus representantes tendo que assim estar preparado para qualquer tipo de situação.

Sendo assim, concluímos que a comunicação é necessária para esse tipo de organização, sendo uma necessidade primordial. Para nós, profissionais da área, esse fato é excelente, pois podemos exercer nossa profissão e ainda ajudar a melhorar o mundo em que vivemos.

Por Bianca Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário