segunda-feira, 4 de maio de 2009

Profissionais como analgésicos

No texto "Comunicação não é analgésico", de José Cerqueira Filho, é exposto o que acontece atualmente no mundo das organizações quando o assunto é um profissional de comunicação fazendo o mesmo efeito de um analgésico. Isto significa que este profissional não atinge a solução esperada pela empresa na hora de obter eficácia na resolução de um problema (ou até mesmo na hora de gerar novas idéias para progresso da organização), ele apenas arruma um jeito de mascarar o problema fazendo com que tal questão negativa para a empresa seja amenizada e não resolvida.

O mercado esta cheio destes profissionais analgésicos, que utilizam sempre os mesmos métodos de comunicação: press release*, folheto institucional, murais, entre outros. Estes profissionais utilizam tais materiais pelo fato destes produtos necessitarem mais do talento dos redatores do que o conhecimento deles perante a organização.

O maior problema de comunicação que ocorre dentro destes profissionais são eles mesmos. Mas o erro está presente também na própria empresa pelo fato dela possuir um modelo hierárquico de organização. Como sabemos, a boa comunicação começa primeiramente dentro da empresa, e, tendo um modelo hierárquico como base de organização a influência dentro do processo comunicativo acaba sendo mínima, pois desta maneira, os setores existentes dentro da empresa não tem interação um com o outro, não havendo troca de informações e, assim, dificultando o produto final do processo da comunicação.

Dentro da comunicação empresarial jamais devemos tentar o atalho, porque para que o processo comunicativo seja concluído com eficácia é necessário que o profissional encarregado de fazer a comunicação conheça de fato a empresa para qual exerce seus serviços.

Assim, para que esse conhecimento seja realizado da melhor maneira possível, o profissional de comunicação, antes de divulgar qualquer informação para os clientes da empresa ou para seus funcionários, deve conhecer cada milímetro da empresa. Para isso, ele tem em suas mãos diversos materiais, como a realização pesquisas de opinião com várias pessoas que sejam relacionadas com a organização. Nestas pesquisas também contém informações do que as pessoas esperam da empresa, emitindo dúvidas, sugestões e criticas sobre a mesma.

Com estas informações preciosas em suas mãos, o profissional de comunicação consegue agir de forma benéfica, fazendo com que as criticas vindas dos clientes e funcionários sejam revertidas, deixando as pessoas satisfeitas e assim alcançando a melhoria para a empresa. Tais informações também servem para descobrir o que os relacionados estão querendo receber e saber da empresa, facilitando mais ainda seu trabalho na hora de divulgar as notícias para os públicos internos e externos. Desta maneira ele saberá o que relatar e, o ponto mais importante, os públicos realmente estarão interessados em ler suas notícias.

Para que os profissionais da área da comunicação não serem vistos (e nem realmente serem) como ‘profissionais analgésicos’, eles precisam (e devem) conhecer cada pedaço da empresa que ele trabalha, para que assim seja possível alcançar, de melhor maneira possível, uma comunicação balanceada dentro da empresa, contendo informações que realmente interessam aos públicos e, para que estas informações concedidas pelos próprios públicos sejam utilizadas de forma benéfica para a organização.


*Press release: documentos divulgados pelo profissional de comunicação com a intenção de informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder aos públicos sobre algum fato que envolva a empresa para qual trabalha. Em outras palavras, o press release é uma declaração pública oficial e documentada da empresa.


Por Elisa Diegues Alchiolli

sexta-feira, 1 de maio de 2009

As tendências da Web

Parece um mapa de metrô, mas não é, embora tenha sido inspirado em um. É o famoso Web Trend Map, feito pelo escritório de Design japonês Information Architects (iA).

A edição 2009 é a 4ª da série que trata-se de uma demonstração das tendências da web,onde cada linha do metrô de Tokio corresponde a uma categoria diferente.Apresenta os mais influentes do mercado com 333 domínios e 111 pessoas.

Pode-se notar uma grande mudança e aumento de domínios e pessoas de uma edição para outra, isso tudo deve-se a importância da internet que vem crescendo no mundo da comunicação e suas vertentes.

Essa é a edição de 2008 feita em 3-D.

E essa é a de 2007.



Segundo o iA o primeiro mapa foi feito em um dia, o segundo (2007) demorou em torno de uma semana, o terceiro (2008) exigiu um mês de trabalho duro, já o quarto (2009) demorou bem mais do que as outras versões. Pensa-se que de fato, devido ao imenso número de domínios e pessoas que estão crescendo e virando tendências do mundo da web. Deve ter sido difícil selecionar esses 333 domínios e essas 111 pessoas.

Para ajudar nessa decisão o iA disponibiliza em seu web site a oportunidade para seus visitantes darem suas opniões e dicas. Essa 4ª edição do Web Trend Map estará disponível em formato de pôster no site do iA.


Por Danielle Cecconi.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Comunicação Interpessoal

A comunicação interpessoal é composta por três tipos de modelos: lineares, orgânicos e sistêmicos.

Os modelos lineares consistem em dois submodelos:

Modelo de Mão Única: Considera a comunicação um processo que vai do emissor para receptor, enfatizando a preocupação com as características do receptor e com a adequação da mensagem junto ao meio que ela é enviada;

Modelo de Interação: Amplia o modelo de mão única e adiciona quatro conceitos: canal, codificação e decodificação, ruído e feedback.

No feedback, encontramos a principal diferença entre os modelos de mão única e de interação, tendo a resposta do receptor um papel importante no processo de comunicação e a do emissor um forte interesse e preocupação em receber esse retorno. Esse modelo não considera aspectos da interação entre emissor e receptor importantes, como a percepção de um sobre o outro e os componentes relevantes do contexto em que a comunicação ocorre.

Os modelos orgânicos consistem no relacionamento entre duas pessoas ou mais. Nessa relação, as partes entendem que existe a possibilidade de melhorar o processo comunicacional. O modelo busca encontrar a percepção tanto de si mesmo como para com os outros no processo da comunicação, compreendendo a reciprocidade entre o emissor e o receptor.

Os modelos sistêmicos trazem características encontradas nas comunidades organizacionais: fatores organizacionais, características das tarefas, normas de comportamento, práticas e modelos de gestão, estruturas de grupos, políticas e valores organizacionais. Esse modelo engloba todos os demais, considerando o ambiente em que a comunicação se da e proporcionando maior possibilidade de entendimento no processo.

Dentro da comunicação, existem alguns termos básicos, sendo eles: emissor, receptor, canal, mensagem, informação, código, sinal, ruído e sistema.

Pode-se dizer assim, que a comunicação interpessoal é um processo, tanto em forma quanto em conteúdo, de socialização e evolução humana, sendo uma troca. Essa comunicação envolve-se entre a parte que compreende e que transmite a informação, só sendo concluída se as duas compreenderem o seu significado.

Por Bianca Muniz

quarta-feira, 29 de abril de 2009

O Twitter e as Organizações


Não é mais novidade dizer que a internet é algo indispensável para quem trabalha com comunicação. A internet trouxe muitos benefícios e um deles foi a rede de amigos, como blogs, o Orkut, e a nova sensação do momento o Twitter.

O Twitter é um tipo de microblog misturado com rede social, onde o usuário posta sobre o que está fazendo, o que está vendo ou sobre o que ele quer que os outros vejam. O sucesso foi tão grande, que desde pequenas empresas a grandes organizações passaram a utilizar o Twitter para poder monitorar o que as pessoas andam falando sobre a sua marca, para vender sua marca e sua imagem, e poder ter uma melhor comunicação com seus públicos. O usuário, ao se identificar com tal empresa, passa a ser um seguidor e pode comentar todos os posts da empresa.

Essa função de manter o Twitter, ou o blog, atualizado, e um sucesso cabe ao profissional de Relações Públicas. O profissional faz um planejamento de forma estratégica para que se alcance os objetivos ali estipulados e trazer o público para perto da organização, obtendo informações de extrema importância para a sobrevivência da empresa, como o que seu público alvo acha da marca, se alguma coisa tem de mudar ou não, o que mais agrada e o que menos agrada.

Podemos utilizar como exemplo, a loja de camisetas chamada Camiseteria, que tem um profile no Twitter onde 10438 pessoas os seguem, e postam diariamente, elogiando a empresa, ou questionando algumas duvidas como, trocas, estilos de camisetas, estoques e informando sobre promoções e etc. Sabendo que seu publico-alvo são os jovens, a Camiseteria está em todos os cantos da internet, eles tem um site, um blog, um Twitter.

E não são só empresas com público alvo jovens que estão utilizando essa ferramenta, vejamos, a Dell e a Starbucks utilizam o Twitter para informar seus clientes e seguidores sobre promoções e novidades. A Kodak utiliza o site como um livro de recados, para comentar os posts de seus blogs e a Pizza Hut resolveu contratar uma pessoa apenas para cuidar de seu Twitter, o ‘twitteiro’, que tem a função de contar em 140 caracteres tudo o que acontece na empresa.

Quer Twittar tambem ? click AQUI e se cadastre !

Por Beatriz Spano.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Comunicação Integrada by Wikipédia


Existem diversas definições de comunicação integrada espalhadas pela internet, como se trata de um assunto complexo, temos que pesquisar muito para conseguir um resultado concreto e fiel ao que realmente existe sobre comunicação integrada, hoje em dia temos como ferramenta principal o site de busca Google, que pelo seu sucesso hoje é o site mais acessado no mundo, ele é mais acessado do que o numero de bebes que nascem por dia.

Quando jogamos a frase “comunicação integrada” no Google, um dos primeiros resultados é sua definição geral feita pelo site Wikipédia, é uma espécie de enciclopédia virtual, segue a definição sobre comunicação integrada feita pela Wikipédia, a enciclopédia da Web.

A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

Tradicionalmente, a comunicação empresarial tem sido trabalhada como a somatória de atividades realizadas independentemente por departamentos, divisões ou assessorias que, necessariamente, não se articulam, ou seja, não há uma unidade, tendo em vista objetivos, valores e uma missão comum. Na prática, o que é pior, além da falta de um planejamento comum, estes departamentos ou assessorias competem entre si, definindo instâncias particulares de decisão dentro das empresas ou entidades, seguindo a velha fórmula de "aqui quem manda sou eu". A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing, as relações governamentais ficam a cargo de um lobista, e assim por diante.

Clickando nas palavras coloridas, você acessa diretamente a wikipédia e sabe o que a internet tem a dizer sobre essas palavras.


Por José

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A Importância da Comunicação Interna nas Organizações


Hoje em dia apesar de ternos diversas formas de obter conhecimentos e informações, nem sempre estamos nos comunicando, pois existe uma grande diferença entre comunicação e informação.Dentro de uma organização acontece a mesma coisa. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem por isso geram mudanças de atitudes, e por vezes causam confusão pela maneira pela qual foram divulgadas.

Para uma empresa sobreviver no mercado atual ,ela precisa acompanhar o processo acelerado de mudanças o qual vem sofrendo, isto abala a estrutura organizacional da empresas.

A comunicação interna são processos de trocas e relacionamentos dentro de uma organização.

Também conhecida como endocomunicação, é responsável pela circulação das informações. São ferramentas utilizadas para unir os interesses dos empregados e da organização através da troca de informações e do estimulo ao diálogo.

A comunicação interna é indispensável dentro de orgazações por diversos motivos.Um deles é pelo fato dos funcionários serem parceiros fundamentais, e por isso quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a empresa ficaram.

A comunicação interna faz com que o funcionário se sinta importante, dando-lhe a oportunidade de conhecer um conhecimento sistémico do processo, ampliando sua visão com relação a organização em que trabalha.

Tendo um conhecimento aprofundado sobre a organização o empregado passa a se identificar e ter orgulho do local onde trabalha , e isso interfere satisfatoriamente, já que sua opinião sobre a organização vale muito para quem está de fora.

As organizações estão inseridas num marcado cada vez mais competitivo, e a comunicação interna tem uma função importante, já que contribuem com a circulação de novas informações,e capacita os funcionários para os novos desafios.

Por Julia Batista