quinta-feira, 30 de abril de 2009

Comunicação Interpessoal

A comunicação interpessoal é composta por três tipos de modelos: lineares, orgânicos e sistêmicos.

Os modelos lineares consistem em dois submodelos:

Modelo de Mão Única: Considera a comunicação um processo que vai do emissor para receptor, enfatizando a preocupação com as características do receptor e com a adequação da mensagem junto ao meio que ela é enviada;

Modelo de Interação: Amplia o modelo de mão única e adiciona quatro conceitos: canal, codificação e decodificação, ruído e feedback.

No feedback, encontramos a principal diferença entre os modelos de mão única e de interação, tendo a resposta do receptor um papel importante no processo de comunicação e a do emissor um forte interesse e preocupação em receber esse retorno. Esse modelo não considera aspectos da interação entre emissor e receptor importantes, como a percepção de um sobre o outro e os componentes relevantes do contexto em que a comunicação ocorre.

Os modelos orgânicos consistem no relacionamento entre duas pessoas ou mais. Nessa relação, as partes entendem que existe a possibilidade de melhorar o processo comunicacional. O modelo busca encontrar a percepção tanto de si mesmo como para com os outros no processo da comunicação, compreendendo a reciprocidade entre o emissor e o receptor.

Os modelos sistêmicos trazem características encontradas nas comunidades organizacionais: fatores organizacionais, características das tarefas, normas de comportamento, práticas e modelos de gestão, estruturas de grupos, políticas e valores organizacionais. Esse modelo engloba todos os demais, considerando o ambiente em que a comunicação se da e proporcionando maior possibilidade de entendimento no processo.

Dentro da comunicação, existem alguns termos básicos, sendo eles: emissor, receptor, canal, mensagem, informação, código, sinal, ruído e sistema.

Pode-se dizer assim, que a comunicação interpessoal é um processo, tanto em forma quanto em conteúdo, de socialização e evolução humana, sendo uma troca. Essa comunicação envolve-se entre a parte que compreende e que transmite a informação, só sendo concluída se as duas compreenderem o seu significado.

Por Bianca Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário