sexta-feira, 17 de abril de 2009

A Comunicação e a Tecnologia

Nos últimos anos, as transformações tecnologicas, fizeram com que a comunicação sofresse impactantes mudanças, e a Internet é a principal causa dessa transformação explosiva na comunicação.

A comunicação é de extrema importância em qualquer relação humana, já que sem ela seria impossivel a troca de informações e estabelecer uma integração entre as pessoas.Segundo a definição etimológica, "comunicação vem do latim comumnicatio de communis",e significa a ação de tornar algo comum a muitos".

Hoje em dia, o fluxo da comunicação dentro das organizações depende tanto da tecnologia utilizada como de sua estrutura organizacional.A tecnologia ajuda as pessoas a se comunicar de forma mais ágil. Segundo Margarida Kunsch, as tecnologias trazem para a comunicação, opções de ferramentas que "combinam a informática com a informação", Exemplos disso, são a Internet, email, computador, telefones celulares, entre muitos outros, que possibilitam a interação entre pessoas.

A Internet transformou o o modo como o mundo se comunica, e devido a esse recurso as organizações hoje possuem a possibilidade de dispor para os usuários da rede uma serie de serviços como propaganda institucional, produtos, telefones, endereços, jornal empresarial, comunicados, notícias da empresa entre outros.As transformações da tecnologia, modificou também a forma de trabalhar, diversas organizações permitem que seus empregados trabalhem em casa, conectados ao escritório por meio de computadores equipados com um modem. Esta é uma forma moderna de trabalhar a comunicação, já que a velocidade das informações são as mesmas que se estivessem no mesmo local.

Pode-se concluir que as tecnologias se tornaram essenciais nas organizações, e a informação é parte fundamental do processo comunicacional.Os instrumentos da tecnologia trouxeram novas perspectivas para a comunicação, já que facilitou a troca de informações no cenário organizacional. Sem dúvidas a tecnologia veio para facilitar as relações organizacionais e gera resultados satisfatórios para a organização e seus públicos e interesse.

Percebe-se que a tecnologia revolucionou a comunicação, mas além de seus benefícios, é preciso adaptar as informações existentes à sua linguagem e objetivos,além de estimular o público interno a interagir como essa ferramenta.

Por Julia Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário