terça-feira, 21 de abril de 2009

As dimensões da comunicação organizacional

Segundo o texto de Margarida M. K. Kunsch a comunicação organizacional pode ser dividida em três dimensões: a humana, instrumental e estratégica.

A dimensão humana: a organização é formada por pessoas que se comunicam entre elas mesmas, por processos que viabilizam a sobrevivência da organização, isso quer dizer que sem comunicação uma organização não sobrevive.

Nesta dimensão é colocada a dificuldade de se trabalhar com comunicação nas organizações, pois ela é composta por diferentes pessoas que tem culturas diferentes, modo de vida diferentes e visões de mundo diferentes.

“Há necessidade, portanto, de trabalharmos a comunicação nas organizações numa perspectiva muito mais interpretativa do que instrumental e a partir de uma visão de mundo” Margarida Kunsch.

A dimensão instrumental: como o próprio nome diz, a dimensão utiliza todos os instrumentos da comunicação. É a dimensão predominante nas organizações, e que a comunicação é gerada apenas para enviar informações com foco nas mídias internas ou externas.

A dimensão estratégica: a comunicação nessa dimensão é tratada como um fator de resultados que agrega valor a organização como um todo. O processo comunicacional é planejado estrategicamente para os públicos de interesse da organização. “Na pratica, muitas vezes ela é gerida muito mais com ênfase nas tarefas do que nos processos. Sua função terá que ser muito mais abrangente e proativa. Como parte integrantes da gestão estratégica, ela deverá auxiliar a organização a fazer a leitura das ameaças e das oportunidades presentes na dinâmica do ambiente global, [...], e pensar estrategicamente as ações comunicativas.” Margarida Kunsch.

Por Beatriz Spano

Nenhum comentário:

Postar um comentário