terça-feira, 14 de abril de 2009

Instrumentos Utilizados Na Comunicação Organizacional

Para que a comunicação organizacional seja realizada de uma forma eficaz, é necessária a utilização de alguns instrumentos que servem para divulgar as decisões de uma organização aos seus públicos, informar sobre notícias publicadas sobre a empresa, novidades sobre assuntos em foco, entre outros. Em outras palavras, informar ao público tudo aquilo que a empresa acha que é importante e que seja positivo aos olhos de quem vê.

A partir deste contexto os instrumentos enquadram-se em duas tipologias: quanto ao fluxo de informação, que discrimina tudo o que pode contribuir à prevenção, ao tratamento e a solução dos problemas organizacionais, e quanto a função em momentos que constituem um contexto na organização.

A tipologia mais utilizada seria a do fluxo de informações, por relacionar-se com alguns aspectos pertencentes rede teórica da tese. Dentro dele temos a utilização de seus três tipos: mistos, de saída e de entrada.

Os instrumentos mistos são aqueles que permitem o intercâmbio de informações por um mesmo canal, possibilitando o processo de comunicação imediata, porém o seu uso é restrito a pequenos grupos ou pessoas, sendo mais adequado a Relações Públicas internas, sendo composto por: planejamento participativo, círculos de controle de qualidade, contrato psicológico, avaliação de desempenho, entrevista de demissão, público interno, cerimonial e protocolo, contato, lobby, evento e negociação.

Os instrumentos de saída são aqueles que podem servir de veículos de informação da organização aos públicos estando adjetivados em uma única via, sendo composto por: políticas e normas, produto e serviço, identidade organizacional, marca, propaganda institucional e comercial, balanço financeiro e social, informativos, brindes, patrocínio e correspondência.
Os instrumentos de entrada são aqueles que trazem, para análise, a informação para junto do setor de RP, sendo compostos por: pesquisas e levantamentos de expectativas, atitudes e opinião, clipping, relatórios, caixa de sugestões, ombudsman, auditoria social e reclamações.

Para que haja uma boa comunicação organizacional, é necessário comprometimento, responsabilidade e bom senso.

Por Bianca Muniz

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