quarta-feira, 29 de abril de 2009

O Twitter e as Organizações


Não é mais novidade dizer que a internet é algo indispensável para quem trabalha com comunicação. A internet trouxe muitos benefícios e um deles foi a rede de amigos, como blogs, o Orkut, e a nova sensação do momento o Twitter.

O Twitter é um tipo de microblog misturado com rede social, onde o usuário posta sobre o que está fazendo, o que está vendo ou sobre o que ele quer que os outros vejam. O sucesso foi tão grande, que desde pequenas empresas a grandes organizações passaram a utilizar o Twitter para poder monitorar o que as pessoas andam falando sobre a sua marca, para vender sua marca e sua imagem, e poder ter uma melhor comunicação com seus públicos. O usuário, ao se identificar com tal empresa, passa a ser um seguidor e pode comentar todos os posts da empresa.

Essa função de manter o Twitter, ou o blog, atualizado, e um sucesso cabe ao profissional de Relações Públicas. O profissional faz um planejamento de forma estratégica para que se alcance os objetivos ali estipulados e trazer o público para perto da organização, obtendo informações de extrema importância para a sobrevivência da empresa, como o que seu público alvo acha da marca, se alguma coisa tem de mudar ou não, o que mais agrada e o que menos agrada.

Podemos utilizar como exemplo, a loja de camisetas chamada Camiseteria, que tem um profile no Twitter onde 10438 pessoas os seguem, e postam diariamente, elogiando a empresa, ou questionando algumas duvidas como, trocas, estilos de camisetas, estoques e informando sobre promoções e etc. Sabendo que seu publico-alvo são os jovens, a Camiseteria está em todos os cantos da internet, eles tem um site, um blog, um Twitter.

E não são só empresas com público alvo jovens que estão utilizando essa ferramenta, vejamos, a Dell e a Starbucks utilizam o Twitter para informar seus clientes e seguidores sobre promoções e novidades. A Kodak utiliza o site como um livro de recados, para comentar os posts de seus blogs e a Pizza Hut resolveu contratar uma pessoa apenas para cuidar de seu Twitter, o ‘twitteiro’, que tem a função de contar em 140 caracteres tudo o que acontece na empresa.

Quer Twittar tambem ? click AQUI e se cadastre !

Por Beatriz Spano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário