segunda-feira, 27 de abril de 2009

A Importância da Comunicação Interna nas Organizações


Hoje em dia apesar de ternos diversas formas de obter conhecimentos e informações, nem sempre estamos nos comunicando, pois existe uma grande diferença entre comunicação e informação.Dentro de uma organização acontece a mesma coisa. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem por isso geram mudanças de atitudes, e por vezes causam confusão pela maneira pela qual foram divulgadas.

Para uma empresa sobreviver no mercado atual ,ela precisa acompanhar o processo acelerado de mudanças o qual vem sofrendo, isto abala a estrutura organizacional da empresas.

A comunicação interna são processos de trocas e relacionamentos dentro de uma organização.

Também conhecida como endocomunicação, é responsável pela circulação das informações. São ferramentas utilizadas para unir os interesses dos empregados e da organização através da troca de informações e do estimulo ao diálogo.

A comunicação interna é indispensável dentro de orgazações por diversos motivos.Um deles é pelo fato dos funcionários serem parceiros fundamentais, e por isso quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a empresa ficaram.

A comunicação interna faz com que o funcionário se sinta importante, dando-lhe a oportunidade de conhecer um conhecimento sistémico do processo, ampliando sua visão com relação a organização em que trabalha.

Tendo um conhecimento aprofundado sobre a organização o empregado passa a se identificar e ter orgulho do local onde trabalha , e isso interfere satisfatoriamente, já que sua opinião sobre a organização vale muito para quem está de fora.

As organizações estão inseridas num marcado cada vez mais competitivo, e a comunicação interna tem uma função importante, já que contribuem com a circulação de novas informações,e capacita os funcionários para os novos desafios.

Por Julia Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário