quarta-feira, 22 de abril de 2009

Comunicação Organizacial Integrada e suas faces

A Comunicação Organizacional Integrada é um mix das comunicações nas organizações, formada pela união da comunicação institucional, comunicação interna, comunicação administrativa e comunicação mercadológica (Figura 1).

Figura 1

Comunicação Institucional tem como objetivo conquistar a credibilidade, simpatia e confiança dos públicos, divulgando assim informações de interesse, como filosofias, missão, visão, valores, práticas e políticas para que todos compreendam as propostas e estabeleçam um conceito positivo da organização, construindo assim uma imagem e identidade corporativa forte e positiva de uma organização. Dentro desta comunicação, temos: relações públicas, marketing social, marketing cultural, jornalismo empresarial, assessoria de imprensa, identidade corporativa, imagem corporativa, editoração multimídia e publicidade institucional.

Comunicação Interna é responsável por realizar ações que priorizam a interações entre os funcionários e a organização, tendo como foco o público interno, desejando despertar um espírito de equipe e a troca de informações, pois entende seu público como ativo e procura fazer com que os interesses dos funcionários sejam compatíveis com os da organização, conseguindo assim, o seu apoio.

Comunicação Administrativa, segundo Margarida Kunsch, é um processo que viabiliza o sistema comunicacional pelos fluxos descendentes, ascendentes, horizontais, circulares e transversais e das redes formais e informais da comunicação produzida. É a operacionalização melhor das tarefas mediante a implantação dos melhores meios de comunicação possibilitando à organização transformar seus recursos em produtos e serviços. Dentro desta comunicação, temos: processo comunicativo, fluxos informativos, redes formais e informais, barreiras e mídias internas.

Comunicação Mercadológica, segundo Margarida Kunsch, é responsável por toda a produção comunicativa em torno dos objetivos mercadológicos, tendo em vista a divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa, estando vinculada diretamente ao marketing de negócios. Dentro do marketing tempos: publicidade, promoção de vendas, feiras e exposições, marketing direto, merchandising e venda pessoal.

A Comunicação organizacional são todas as formas de comunicação desenvolvidas pela organização internamente e externamente, podendo o termo organização abranger todos os tipos de organizações (privadas, públicas, ONGS, fundações, cooperativas, entre outras), sendo utilizada por sua abrangência, à área empresarial.


Por Bianca Muniz

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