quinta-feira, 16 de abril de 2009

A comunicação nas organizações

As organizações, mesmo não dependendo umas das outras, necessitam da comunicação entre elas mesmas. Tais organizações sobrevivem justamente por causa da comunicação que ocorre dentro dela. Sem esta, o sistema organizacional tem grandes chances de desaparecer. Sendo assim, podemos concluir que a comunicação é indispensável dentro de qualquer empresa.

É a comunicação que ocorre dentro da organização e a comunicação entre ela e seu meio ambiente que a definem e determinam as condições da sua existência e a direção do seu movimento” são as palavras de Lee O. Thayer, querendo explicar o funcionamento da comunicação dentro da organização. Ele relata que a comunicação é um elemento indispensável dentro de cada processo nas empresas. Dentro das organizações, o primeiro ponto a ser explorado quando se trata de comunicação é qual será o seu sistema comunicacional. Este existe para que venha a acontecer o desenvolvimento das funções administrativas internas e do relacionamento da empresa com seu público externo. Além de o sistema comunicacional ter existência obrigatória, é necessário verificar seu andamento, checando os caminhos para qual está levando a empresa e identificar sua rede de transmissão, para que nenhuma informação seja distorcida ou danificada durante o percurso.

Por ocorrer interdependência, o relacionamento e a integração com outras organizações se tornam indispensáveis dentro das empresas. Elas precisam se comunicar com seu meio interno e externo, e isso acontece por meio do intercâmbio de informações, concedido pela ciência da comunicação. Mesmo sendo essencial, o processo comunicativo nas organizações sofre dificuldades quando o ponto analisado é o aspecto relacional da comunicação entre departamentos, unidades e a empresa como um todo. Este aspecto sofre interferências, e assim, existem diversas maneiras de se entender o que esta querendo ser explicado. Isso ocorre por haver inúmeras maneiras de comunicação em vários contextos sociais.

Além de existir dificuldades no aspecto relacional dentro da organização, ocorre o que chamamos de barreiras na comunicação. Existem dois tipos de barreiras, que são as ‘barreiras gerais’ - ou ruídos - que são os problemas que dificultam a comunicação. Estes problemas podem ser o barulho do ambiente de trabalho, a surdez e gagueira, o uso inadequado da linguagem alterando seu contexto. Até mesmo o preconceito é classificado como uma barreira da comunicação. Ainda dentro do assunto, outro tipo que nós encontramos é o que está classificado no campo das ‘barreiras organizacionais’, que são as barreiras administrativas ou burocráticas, o excesso de informação, informações incompletas, a credibilidade da fonte de onde veio a informação, as diferenças de status entre os indivíduos, a pressão de tempo e, por fim, a sobrecarga de comunicação.

Logo, podemos (e devemos) afirmar que a comunicação organizacional é necessária e imprescindível dentro de qualquer empresa, pois só assim tal empresa terá a chance de desenvolvimento com seus parceiros e, principalmente, com ela mesma. Devemos pensar que a comunicação não existe somente para seu crescimento, mas sim para a empresa continuar existindo. E, além de ser indispensável, a comunicação nos exige tempo e trabalho para que possamos estudá-la e desenvolvê-la, pois dentro desta ciência existem diversas falhas (ou barreiras), como foi relatado nos parágrafos acima, que requer dos profissionais que lidam diretamente com ela uma atenção para que assim seja possível driblá-las.

Por Elisa Diegues Alchiolli

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