segunda-feira, 18 de maio de 2009

Redes de Relacionamento e a Comunicação




Atualmente, a internet vem sido muito utilizada por empresas, tanto para mostrar seus serviços e produtos, quanto para se comunicar e saber a opinião de seus públicos. Sendo assim, as organizações estão procurando meios mais eficazes de poder escutar o que os públicos dizem sobre ela, e entre esses meios estão as redes de relacionamentos (Orkut, Twitter, You Tube, Facebook, e tantos outros).

Um relatório da The Nielsen Company “Global Faces and Networked Places”, mostra que o crescimento do setor das redes de relacionamento, foi duas vezes maior do que os de setores de busca, portais, software e e-mail. Estas redes são visitadas por 67% da população on-line mundial, e os “Member Communities” (que englobam estas redes e blogs) tornam-se a quarta atividade on-line mais popular.

Segundo John Burbank, CEO da Nielsen Online “Redes de relacionamento tem se tornado uma parte fundamental da experiência on-line mundial” afirma, “embora dois terços da população on-line global já acessem os sites community member, a vigorosa adoção e migração de tempo não mostra sinais de redução. As redes de relacionamento irão continuar a alterar não só o cenário on-line mundial mas a experiência do consumidor.”

O relatório da Nielsen mostra ainda que:
- A participação do tempo geral na internet nas redes de relacionamento e blogs foram maiores no Brasil, onde 23% de minutos gastos on-line são usados nestes tipos de sites.
- De dezembro de 2007 a dezembro de 2008 o tempo de participação global dos Member Communities aumentou relativamente em 38%.
- Celulares estão tendo um crescente e importante papel nas redes de relacionamento;
- Um em cada 11 minutos on-line no mundo é decorrente dos sites de redes de relacionamento e blogs.
- Entre os mercados que a Nielsen mensurou, a penetração das visitas às redes de relacionamentos e blogs foram maiores no Brasil, onde 80% da audiência on-line acessam tais sites.
- A audiência das redes de relacionamento e blogs está se tornando mais diversificada em termos de idade: o maior aumento nos visitantes dos sites Member Community no mundo vem do grupo com 34-49 anos de idade.
- O Orkut no Brasil possui o maior alcance on-line doméstico (70%) que qualquer outra rede de relacionamento nestes mercados.
- O Facebook é acessado por três em cada 10 pessoas on-line por mês.

As redes de relacionamento não estão apenas crescendo rapidamente, mas também evoluindo em abrangência de audiência assim como adquirindo novas funções, com isso, é necessário que as organizações acompanhem esta tecnologia, ajudando assim na comunicação entre a empresa e seus públicos.

Por Bianca Muniz

sexta-feira, 15 de maio de 2009

A importância da comunicação interna



A comunicação interna é muito importante para as organizações pois, primeiro acredito, que a comunicação tem de ser bem estabelecida com o publico interno, aqueles que trabalham para com a organização. Ela é uma das responsáveis pela construção da imagem da organização.

Como tudo que envolve a comunicação organizacional, a comunicação interna também tem de ser planejada. Nada dentro de comunicação pode ser feito sem um planejamento. A relação com os públicos internos, tem de ser uma relação clara, transparente e simples, para que todos os funcionários possam entender corretamente ‘a mensagem’. Seu principal objetivo é promover a integração entre os empregados e a organização.

Para se obter uma comunicação eficaz, é necessário habilidade para se ouvir, interpretar e aceitar outros estilos de comunicação para melhorar e proporcionar as atitudes que seriam mais adequadas em diversas situações dentro da organização.

Para finalizar, é importante citar que tendo uma comunicação interna eficaz, podemos construir uma ligação entre funcionários e a organização, tornando os seus empregados fieis para com a sua organização.

“O lucro obtido do vínculo com o cliente externo é gerado pela relação com o cliente interno. Então, a existência de um processo de comunicação bem planejado e executado tende a provocar impacto positivo no desempenho individual dos empregados. Este planejamento, contudo, deve basear-se na clareza, transparência e simplicidade da linguagem.” ( BELERINI, 2003)

Por: Beatriz Spano

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Intranet x Extranet


Quando a necessidade de comunicação dentro e fora da empresa fica constante, um sistema que agiliza a troca de informação entre funcionários, fornecedores e clientes é fundamental para alavancar as perspectivas da empresa.

A Intranet é uma forma de comunicação interna, com velocidade e total segurança dentro da empresa, sem o risco de violação por "pessoas não autorizadas".

Uma Extranet garante a comunicação entre a empresa e o "mundo exterior". Esta comunicação segura acontece em tempo real, e pode contar com tipos de acesso diferenciados como, por exemplo, para: fornecedores, funcionários, ou vendedores (que passam a maior parte do tempo fora da empresa). Estas informações são interligadas aos sistemas internos da empresa, para garantir que todas estejam sempre atualizadas.


Por José

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Responsabilidade Social

Responsabilidade social é, atualmente, um dos assuntos mais debatidos na sociedade e no mundo corporativo. As empresas que pretendem se destacar no mercado, já percebeu que não podem ficar fora dessa grande onda de responsabilidade social.

Esta visão social começou a ganhar maior importância nas decisões gerenciais das organizações, estabelecendo de forma mais freqüente as praticas de responsabilidade social.

A responsabilidade Social nas organizações consiste na decisão de participar mais ativamente das ações comunitárias na região em que está inserida e diminuir possíveis danos ambientais causados pelo tipo de atividade que exerce.

O motivo econômico voltado para as melhores condições da organização no mercado competitivo, atrelado ao motivo social e sustentável, voltado à melhoria das condições sociais dos stakeholders envolvidos com a organização, são os maiores impulsionadores destas práticas nas organizações. Para terem uma gestão socialmente orientada, as organizações precisam instituir diretrizes para construir relacionamentos éticos e transparentes com todos os públicos, preservar os recursos ambientais e culturais para as gerações futuras e promover ações duradouras para minimizar as desigualdades sociais.

Os valores e a postura ética e socialmente responsável por parte das organizações estão passando a ser percebidos como componentes de grande importância nas possibilidades de serviços aos cidadãos. Começa a ser imposta uma responsabilidade empresarial que possui entre outras características, respeito, solidariedade, ética e preservação ambiental.


Por Julia Batista

terça-feira, 12 de maio de 2009

As três indispensáveis

A identidade organizacional é formada pelo conjunto dos títulos visão, missão e valores.

Visão: é o que a organização sonha em alcançar; é o que se espera ser dentro de um determinado tempo. A visão é considerada um plano que relata os passos que a organização deve seguir para poder realizar seus sonhos no decorrer de sua existência. Ela deve ser objetiva, clara e inspiradora para que todas consigam senti-la.

Missão: o porque da existência da organização. Ponto que dá significado e direção para empresa; diretamente ligada às metas institucionais. Não podemos confundir Missão e Visão: a missão é algo sustentável enquanto a visão é somente o sonho da organização, aquilo que ela pretende alcançar.

Valores: são os princípios éticos que dão sentido às ações da empresa. Compõem-se de regras morais, simbolizando os atos dos fundadores, administradores e colaboradores em geral, presentes na organização. São conceitos de certo e errado, bom e ruim, que, após escolhidos, fazem com que a organização tenha um melhor caminho para saber se a visão de futuro está na direção adequada. Se estes valores forem deixados de lado, a organização tem grandes chances de criar uma visão não ética.

Para traçar qual será a estratégia de atuação, anteriormente, o empresário necessita definir qual será a missão da organização, pois esta orienta a ação da mesma. A missão delimita o que a empresa se propõe a realizar, expondo qual a razão de sua existência. É fato que uma definição de missão exemplar contemple clientes finais, intermediários e internos e, principalmente, a sociedade.

O negócio da organização pode ser explicado como aquilo que a empresa explora em busca de atender às necessidades do cliente; relação entre produto e mercado. Ou seja, a orientação específica de sua atividade empresarial.

A definição do negócio é indispensável para que todos da organização possuam visão e compreensão comuns, pensando, trabalhando e seguindo na mesma direção. A visão da organização pode ser estreita ou ampliada do negócio, o que lhe servirá como orientação.

Os produtos e serviços realizados pelas organizações na verdade são os meios que os clientes têm para que seja possível realizar seus próprios desejos. Portanto, o este cliente não compra os serviços da empresa, e sim sua satisfação.

Após definida e fincada sua missão e ter uma visão mais ampliada de qual é realmente o seu negócio, é hora da organização estabelecer um posicionamento estratégico.

Este posicionamento estratégico define qual será o posicionamento da organização em suas relações dentro da sociedade e também no seu ambiente de negócios. É considerdo como fundamental para manutenção e crescimento das atividades; ele dá diretriz para as decisões tomadas diariamente. E, adivinhem quem é que está presente dentro desta questão de posicionamento estratégico? As três indispensáveis palavras: visão, missão e valores.


Por Elisa Diegues Alchiolli

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Case "O Boticário"

Com uma história de sucesso e muita inovação e tecnologia, o maior franqueador brasileiro usou de ferramentas da comunicação para chegar onde está.“Inovar está no DNA da empresa”, afirma o Presidente dacompanhia que tem crescido cerca de 15% ao ano. Investem 72 milhões por ano em pesquisa e inovação. Analisando o mercado de cosméticos no Brasil e no mundo, a freqüência no lançamento de produtos, a expansão internacional e o relacionamento com os clientes.


Hoje presente em 20 países, a Boticário é reconhecida peloInstituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como “Marca Notória”. E antes de lançar qualquer produto no mercado, a empresa trabalha cerca de dois anos realizando pesquisas de mercado, análises, testes, etc.Podemos ver nesse e em muitos outros cases a importância do planejar e pesquisar para o crescimento e sucesso de uma organização. Pena que não são todas as empresas que sabem da importância da comunicação.



Postado por: Danielle Cecconi