sexta-feira, 29 de maio de 2009

O pensamento da "Escola de Montreal"

A escola de Montreal foi criada por um grupo de pesquisadores, da Universidade de Montreal no Canadá, que discutem o processo comunicativo e as organizações de um modo diferenciado das outras.

O fundador do Departamento de comunicação da Universidade de Montreal, é o professor
Dr. James Renwik Taylor. Nessa Teoria, a comunicação é vista como algo mais que a simples transmissão de informação, pois não se limita apenas aos aspectos objetivos da tecnologia. Os processos de interação e organização social. A Escola de Montreal propõe uma teoria comunicacional das organizações.

Suas investigações se voltam para a emergência das organizações pela comunicação, sem desconsiderar aspectos subjetivos e objetivos desse processo, ou seja, atribuindo igual valor a manifestações lingüísticas e materiais.

Para a escola de Montreal a linguagem, os discursos e o aspectos subjetivos, como a utilização de uma linguagem apropriada, o contexto e o contato entre as pessoas, são os itens focados em uma análise de abordagem interpretativa.

Os estudiosos da Escola, propõem um novo olhar sobre a comunicação organizacional, no qual os aspectos objetivos, que fazem parte de uma dimensão instrumental que dão espaço para uma dimensão humana dentro da organização.

Segundo James Taylor, "É impossível imaginar uma organização sem comunicação".

A Escola de Montreal, que a borda de forma interpretativa a comunicação Organizacional, propõe um novo olhar sobre organização através de processos de criação e recriação como a co- orientação e os modelos texto-conversações.

A teoria da Co- orientação
Esta teoria diz que os atores sociais relacionam-se entre se tornando a unidade organizacional, e que esta, deve-se envolver mais que um ator. Que os fins de uns são os meios de outros objetivos que não poderiam ser realizados sozinhos, são realizado pelos atores, exemplo disso seria o professor e o estudante. Na formação de identidade a base do processo é a comunicação, que tem o papel de estabelecer a imbricação, isto é, a ampliação da unidade de co-orientação evitando falhas. Segundo Taylor e Van Every, "A co -orientação representa uma relação de troca,onde no mínimo dois agentes (A/B) tem sua atenção focada em um mesmo objeto X".

O modelo texto conversação

Este modelo, mostra que a interação entre as pessoas se dá através da conversação a finalidade da comunicação.
Textos representam a organização de forma formal e as conversações de forma informal.

Os pontos fortes desta teoria a comunicação é vista como atividade organizativa, as organizações podem redefinir através da mudança de modelos de comunicação.

Segundo Boden (1994), "As conversações organizacionais tanto modelam a estrutura organizacional como são modeladas por ela. Ações organizacionais são realizadas por meio de conversações e são criadas no contínuo dinamismo destas conversas.Conversações não são apenas conversas, são acima de tudo um modo e um meio pelo qual as estruturas organizacionais são constituídas e reconstituídas".


Por Julia Batista

Fonte: Estudos de Jornalismo e Relações Públicas . São Bernardo do Campo. FAJORP - Metodista, a.3, n. 6, p.25-40, 2005.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Comunicação, a arma principal

O foco principal dentro de qualquer empresa é a idéia de crescimento permanente, tendo suas vendas cada vez mais acentuadas, conseguindo driblar a concorrência e assim, alcançar estabilidade em seus negócios. Para obter estes três pontos é indispensável que a organização tenha uma estratégia bem elaborada e que esta não fuja de seu controle financeiro. Para que seja estratégica, a comunicação necessita estar de acordo com o pensamento, negócios e objetivos da empresa.

As empresas têm a mania errônea de eliminar ou diminuir os custos em cima da comunicação dentro de seu plano estratégico sempre que ocorrem medidas de emergência em cortar custos e despesas. Seus administradores fazem isso com a idéia de que aconteça o ganho de tranqüilidade financeira, e assim, continuar mantendo aquilo que elas acreditam ser absolutamente preciso à sua existência.

Subitamente, a nossa infalível comunicação, que, sem dúvidas, deveria ser considerada como o ponto principal dentro das estratégicas da empresa, começa a ser chutada para escanteio. Assim, como faremos para que os produtos e serviços da organização sejam divulgados e comprados? Ou analisando com maior profundidade, como tornar a imagem da empresa pública sem as ferramentas da comunicação?

A comunicação nunca deve ser apontada como um gasto a mais. Ela tem função de ser (e, sem dúvidas, é) um investimento permanente que só faz favorecer a organização.

Quando a empresa passa por tempos de economia, ela deve manter o foco na busca de maneiras baratas e ao mesmo tempo criativas para que a comunicação continue efetuando seu papel. As empresas podem utilizar a internet para fazer contatos com seus públicos. Uma campanha com base em divulgação, por meio de newsletter, por exemplo, pode fazer toda a diferença.

Fora a internet, existem diversas formas e métodos de comunicação, as organizações precisam apenas alinhá-las a sua realidade e necessidade. Para que isso seja alcançado com eficácia e eficiência, os administradores devem ter em mente de onde ele partirá e onde pretende chegar.


Por Elisa Diegues Alchiolli

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Defendendo a Informalidade nas organizações...

Obrigatório dentro de uma organização hoje em dia, é a relação formal e inevitável é a relação informal.

A formal é aquela do tipo: A hierarquia quem manda, de acordo com o organograma da empresa, se a pessoa está acima de você, trate de obedeça-la, afinal o cargo dela é “maior” que o seu.


“Mas quem é que invento essa droga de formalidade? Não quero obedecer, ele não é um bom líder, não tenho intimidade e nem me sinto a vontade falando com ele”.

Foi então que surgiu a informalidade. “Agora sim, trabalhar ficou melhor, mais agradável, gosto dessa pessoa, temos coisas em comum, ela tem mais credibilidade comigo do que meu chefe, afinal quem meu chefe pensa que é pra falar comigo daquele jeito? Ser informal é mais saudável. Não tem pressão nenhuma, ter responsabilidade e fazer o seu trabalho quando deve ser feito é o mínimo e indispensável. Não preciso de ninguém com um nível hierárquico maior para ficar no meu pé”.

Ela proporciona agilidade no processo decisório, complementa e diminui o número de intrigas existentes na relação formal e motiva a integração das pessoas dentro da organização.

Resumindo: A relação informal tem “vantagens que só a informalidade traz pra você”.

Por Danielle Cecconi

terça-feira, 26 de maio de 2009

A Comunicação e o Terceiro Setor

Cada vez mais o terceiro setor está presente na sociedade contemporânea. Estas organizações não governamentais (ou organizações sem fins lucrativos como também são chamadas) são conhecidas como instituições que mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade, desenvolvendo ações em diferentes áreas. Hoje no Brasil existem por volta de 276 mil instituições que empregam cerca de 1,5 milhões de pessoas.

Como qualquer outro tipo de organização, é fundamental que as ONGs tenham um bom projeto de comunicação, precisando saber quem são seus stakeholders, como atingi-los e persuadi-los da melhor maneira possível.

O contato com a mídia é tão importante nessas organizações quanto com as demais. Este relacionamento com a imprensa traz com mais facilidade benefícios financeiros para suas atividades e consequentemente é possível consolidar sua imagem perante a sociedade. Com algumas ações de relações públicas, como a divulgação de release e programas de visitas a sede da ONG ou do lugar onde ela atua, é possível solucionar e evitar diversos tipos de problemas.
É muito importante que os funcionário dessas ONGs entendam claramente os projetos que ela defende e em qual setor da sociedade atua, afinal são eles seus representantes tendo que assim estar preparado para qualquer tipo de situação.

Sendo assim, concluímos que a comunicação é necessária para esse tipo de organização, sendo uma necessidade primordial. Para nós, profissionais da área, esse fato é excelente, pois podemos exercer nossa profissão e ainda ajudar a melhorar o mundo em que vivemos.

Por Bianca Muniz

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mesa Redonda na Universidade Metodista


Na próxima sexta feira, dia 29 de maio, haverá uma mesa redonda com o tema “Comunicação Corporativa” na Universidade Metodista de São Paulo.

Contando com a presença do Ministro de Desenvolvimento, Miguel Jorge, e com o atual presidente na America latina da BASF, Rolf-Dieter Acker – o primeiro RP a chegar a presidência de uma empresa, o debate abordara a grande importância da visão do auto-administrador, do executivo e da alta administração das organizações na comunicação corporativa.

A mesa redonda será aberto para estudantes, professores e profissionais da comunicação, e será realizado no Salão Nobre, da UMESP, das 20 ás 22:30.

Para participar deste grande evento clique aqui.

Por Beatriz Spano

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Persuasão

Sexta ensolarada! Tomara que o final de semana continue assim!

Esse post é para começar o final de semana dando risada e tem tudo a ver com comunicação. Hoje o nosso assunto é sobre persusao. A persuasão é importante e quando bem usada pode gerar muito lucro.

Esse caso aconteceu ano passado...

Eu estava no trolebus lendo uma revista, totalmente entretido e concentrado, de repente ouço um grito:

- BOM DIA AMIGOS, meu nome é Clodoaldo, tenho 27 anos e faço parte da instituição amigos do bem querer...

Pronto, ele ficou uns 5 minutos explicando os fins da instituição que ele faz parte e eu continuei lendo minha revista.

Depois desses 5 minutos ele passou de assento em assento entregando um pacotinho com umas balas e uma caneta, bom, peguei por educação e nem olhei para o pacotinho, ai ele voltou para frente do trolebus e voltou a falar:

- Amigos, como vocês podem ver, esse pacotinho contém diversas balas e uma caneta...

Bom, e daí? Essas balas costumam ser horríveis e sempre vem meladas, e pra que eu ia querer OUTRA caneta, na minha mochila deve ter umas 5 perdidas, e ele continuou com seu discurso:

- Essa caneta não é uma caneta comum...

Opa, como assim não é comum ?

- Como vocês podem ver, essa é uma caneta importada, reparem nas letras contidas nela, essa é uma caneta japonesa, ultima tecnologia em canetas!

NOSSA, ultima tecnologia em canetas? Como ele poderia ter um achado desses?

- Essa caneta possui 2 pontas, uma maior e outra menor.

UAU, uma caneta de 2 pontas???

- Ela escreve em qualquer tipo de superfície, azulejo, madeira, vidro, pano, ferro, vegetais, pele...

MEU DEUS, com essa caneta vou escrever a cura do câncer! Acabei comprando essa super hiper mega plus caneta pela singela bagatela de 1 real, com ela com certeza poderia dominar o universo, eu poderia até mesmo pintar o sol e transformar o dia em noite eterna ! MUAHAHAHAHA, teria todos beijando meus pés, quando cheguei no escritório obviamente ela não funcionou...



Moral - Persuasão funciona mesmo...rsssss....

Por José