sexta-feira, 24 de abril de 2009

III Congresso da Abrapcorp em 2009


Em 2007, a Abrapcorp (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas) deu início as realizações do Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas.

“A Comunicação Organizacional e as Relações Públicas no século XXI: um campo acadêmico e aplicado de múltiplas perspectivas” foi o título do primeiro tema destes congressos. No segundo, ocorreram discussões sobre os pontos da “Comunicação, Sustentabilidade e Organizações”. Este ano o foco principal terá conexão ao tema do segundo congresso, pois relatará as questões da “Comunicação, Humanização e Organizações”.

O assunto deste ano discute como anda a situação das pessoas que eram manipuladas e sujeitas à autoridade antigamente. É uma pena que tais manipulações não morreram no passado; estas sobreviveram até os dias de hoje, onde os indivíduos são manipulados sutilmente. O cenário de controle presente nas organizações atuais deveria mudar o mais rápido possível. Dentro das empresas deve ocorrer incentivo para os funcionários, para que estes sejam levados ao caminho da capacitação e superação de desafios, para que assim seja possível que a organização se desenvolva e cresça como um todo.

A realização do congresso contará com duas conferências, estando presentes convidados internacionais, dois painéis, seis Grupos Temáticos (GTs Abrapcorp) e o I Fórum de Debates sobre Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Estes investimentos ocorrerão para que o evento consiga maior envolvimento entre a academia e o mercado e, além disso, para que também seja alcançada melhor interação entre estudiosos brasileiros e internacionais.

E quem participará deste evento? Os integrantes são professores, estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação Social, pesquisadores e profissionais e gestores de Comunicação Social, incluindo também as áreas que também abordem o assunto.

O evento acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2009, na FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. A FAPCOM fica localizada na rua Major Maragliano, 191; Vila Mariana, São Paulo – SP; CEP: 04017-030.

Como as inscrições online já se encerraram, você, profissional ou estudante da área de Comunicação Social, que deseja desfrutar do congresso, poderá se inscrever apenas no local. E, para aqueles que não estarão presentes no dia do evento, fique atento ao No Ato para que assim seja possível ficar por dentro do que aconteceu. Você também pode acessar o site da Abrapcorp, clicando no logotipo da associação no começo do post.

Por Elisa Diegues Alchiolli

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Públicos, como identificá-los!

Para facilitar o planejamento das ações comunicacionais é necessário o mapeamento de públicos.

Fábio França em seu livro “Públicos, como identificá-los em uma nova visão estratégica” (2004) diz que o mapeamento de públicos é indicado por critérios de relacionamento e dividido em três categorias.

A primeira categoria é composta pelos públicos essenciais que são os juridicamente ligados à organização e os que ela depende para a sua constituição. Este se divide em constitutivos, possibilitam a existência da organização, e não - constitutivos, que não interferem diretamente na constituição da empresa. Essa ultima divisão é considerada em duas sub-categorias: Primária, os quais a organização depende para seus empreendimentos, e os secundários que contribuem com os seus serviços para a empresa mas podem ser facilmente substituídos.

A segunda categoria é a dos públicos não – essenciais que não participam das atividades – meio, mas estão ligados à prestação de serviços. São divididos em quatro tipos: redes de consultoria e serviços promocionais (representados por empresas terceirizadas, externas), redes de setores associativos organizados (representadas por associações e categorias empresariais), redes de setores da comunidade (a comunidade situada ao redor da organização).

A terceira e ultima categoria, são as redes de interferência, representados por públicos do cenário externo, tendo poder de liderança no mercado e na opinião pública. É dividida em dois cenários: a rede de concorrência que são outras organizações especializadas em produtos e serviços similares ao da organização, e as redes de comunicação de massa, que podem manipular o público por meios de comunicação.

E é através do mapeamento dos públicos e da identificação das características e necessidades de cada um deles que é possível, identificar de forma mais clara, os instrumentos, já citados no blog, que melhor serão utilizados para atingir cada público de forma estratégica.

Por Danielle Cecconi

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Comunicação Organizacial Integrada e suas faces

A Comunicação Organizacional Integrada é um mix das comunicações nas organizações, formada pela união da comunicação institucional, comunicação interna, comunicação administrativa e comunicação mercadológica (Figura 1).

Figura 1

Comunicação Institucional tem como objetivo conquistar a credibilidade, simpatia e confiança dos públicos, divulgando assim informações de interesse, como filosofias, missão, visão, valores, práticas e políticas para que todos compreendam as propostas e estabeleçam um conceito positivo da organização, construindo assim uma imagem e identidade corporativa forte e positiva de uma organização. Dentro desta comunicação, temos: relações públicas, marketing social, marketing cultural, jornalismo empresarial, assessoria de imprensa, identidade corporativa, imagem corporativa, editoração multimídia e publicidade institucional.

Comunicação Interna é responsável por realizar ações que priorizam a interações entre os funcionários e a organização, tendo como foco o público interno, desejando despertar um espírito de equipe e a troca de informações, pois entende seu público como ativo e procura fazer com que os interesses dos funcionários sejam compatíveis com os da organização, conseguindo assim, o seu apoio.

Comunicação Administrativa, segundo Margarida Kunsch, é um processo que viabiliza o sistema comunicacional pelos fluxos descendentes, ascendentes, horizontais, circulares e transversais e das redes formais e informais da comunicação produzida. É a operacionalização melhor das tarefas mediante a implantação dos melhores meios de comunicação possibilitando à organização transformar seus recursos em produtos e serviços. Dentro desta comunicação, temos: processo comunicativo, fluxos informativos, redes formais e informais, barreiras e mídias internas.

Comunicação Mercadológica, segundo Margarida Kunsch, é responsável por toda a produção comunicativa em torno dos objetivos mercadológicos, tendo em vista a divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa, estando vinculada diretamente ao marketing de negócios. Dentro do marketing tempos: publicidade, promoção de vendas, feiras e exposições, marketing direto, merchandising e venda pessoal.

A Comunicação organizacional são todas as formas de comunicação desenvolvidas pela organização internamente e externamente, podendo o termo organização abranger todos os tipos de organizações (privadas, públicas, ONGS, fundações, cooperativas, entre outras), sendo utilizada por sua abrangência, à área empresarial.


Por Bianca Muniz

terça-feira, 21 de abril de 2009

As dimensões da comunicação organizacional

Segundo o texto de Margarida M. K. Kunsch a comunicação organizacional pode ser dividida em três dimensões: a humana, instrumental e estratégica.

A dimensão humana: a organização é formada por pessoas que se comunicam entre elas mesmas, por processos que viabilizam a sobrevivência da organização, isso quer dizer que sem comunicação uma organização não sobrevive.

Nesta dimensão é colocada a dificuldade de se trabalhar com comunicação nas organizações, pois ela é composta por diferentes pessoas que tem culturas diferentes, modo de vida diferentes e visões de mundo diferentes.

“Há necessidade, portanto, de trabalharmos a comunicação nas organizações numa perspectiva muito mais interpretativa do que instrumental e a partir de uma visão de mundo” Margarida Kunsch.

A dimensão instrumental: como o próprio nome diz, a dimensão utiliza todos os instrumentos da comunicação. É a dimensão predominante nas organizações, e que a comunicação é gerada apenas para enviar informações com foco nas mídias internas ou externas.

A dimensão estratégica: a comunicação nessa dimensão é tratada como um fator de resultados que agrega valor a organização como um todo. O processo comunicacional é planejado estrategicamente para os públicos de interesse da organização. “Na pratica, muitas vezes ela é gerida muito mais com ênfase nas tarefas do que nos processos. Sua função terá que ser muito mais abrangente e proativa. Como parte integrantes da gestão estratégica, ela deverá auxiliar a organização a fazer a leitura das ameaças e das oportunidades presentes na dinâmica do ambiente global, [...], e pensar estrategicamente as ações comunicativas.” Margarida Kunsch.

Por Beatriz Spano

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Anti-marketing???


É isso mesmo. Ao mesmo tempo em que pensamos nas estratégias para tornar uma marca bem sucessida a Bodega Store, pensou exatamente no contrário.

O nome da estratégia é Anti-Marketing, talvez você não encontre nada nos livros, mas vai entender o objetivo da Bodega, que meticulosamente desenvolveu uma estratégia responsável por não gastar um centavo em marketing e conseguiu a sua notoriedade em blogs e revistas do mundo inteiro com apenas 6 lojas nos E.U.A.

O primeiro conceito é o Anti- Marketing. A Bodega não utiliza regras de marketing, muito pelo contrário, a sua loja não tem uma fachada e não existem anúncios em revistas, a única forma de chegar até ela é por indicação (member get member), de outra forma você sequer terá acesso ao interior da loja;

O segundo conceito é o da exclusividade. Somente produtos extremamente exclusivos circulam pela loja. Um tenis chega a custar 800 dólares. Todos os produtos seguem os padrões dos exigentes clientes que costumam gastar em média 5.000 dólares a cada visita;


O terceiro e último conceito é o da diferenciação. A loja praticamente não existe para o consumidor comum, o ponto de venda não está localizado em uma rua de grande circulação. Por esse motivo, todos se surpreendem ao saber que as lojas da Bodega seguem o conceito do nome e estão escondidas dentro de pequenos "mercadinhos" que funcionam normalmente. Quem chega até a Bodega, passa pelos corredores apertados cercados de comidas e enlatados, até ultrapassarem uma pequena porta "secreta" para chegar até a loja.


Depois falam que não da para ganhar dinheiro sem gastar dinheiro ! Para conhecer melhor a Bodega Store e ter noção da exclusividade de seus produtos é só clickar AQUI.

Por José

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A Comunicação e a Tecnologia

Nos últimos anos, as transformações tecnologicas, fizeram com que a comunicação sofresse impactantes mudanças, e a Internet é a principal causa dessa transformação explosiva na comunicação.

A comunicação é de extrema importância em qualquer relação humana, já que sem ela seria impossivel a troca de informações e estabelecer uma integração entre as pessoas.Segundo a definição etimológica, "comunicação vem do latim comumnicatio de communis",e significa a ação de tornar algo comum a muitos".

Hoje em dia, o fluxo da comunicação dentro das organizações depende tanto da tecnologia utilizada como de sua estrutura organizacional.A tecnologia ajuda as pessoas a se comunicar de forma mais ágil. Segundo Margarida Kunsch, as tecnologias trazem para a comunicação, opções de ferramentas que "combinam a informática com a informação", Exemplos disso, são a Internet, email, computador, telefones celulares, entre muitos outros, que possibilitam a interação entre pessoas.

A Internet transformou o o modo como o mundo se comunica, e devido a esse recurso as organizações hoje possuem a possibilidade de dispor para os usuários da rede uma serie de serviços como propaganda institucional, produtos, telefones, endereços, jornal empresarial, comunicados, notícias da empresa entre outros.As transformações da tecnologia, modificou também a forma de trabalhar, diversas organizações permitem que seus empregados trabalhem em casa, conectados ao escritório por meio de computadores equipados com um modem. Esta é uma forma moderna de trabalhar a comunicação, já que a velocidade das informações são as mesmas que se estivessem no mesmo local.

Pode-se concluir que as tecnologias se tornaram essenciais nas organizações, e a informação é parte fundamental do processo comunicacional.Os instrumentos da tecnologia trouxeram novas perspectivas para a comunicação, já que facilitou a troca de informações no cenário organizacional. Sem dúvidas a tecnologia veio para facilitar as relações organizacionais e gera resultados satisfatórios para a organização e seus públicos e interesse.

Percebe-se que a tecnologia revolucionou a comunicação, mas além de seus benefícios, é preciso adaptar as informações existentes à sua linguagem e objetivos,além de estimular o público interno a interagir como essa ferramenta.

Por Julia Batista